-
Arquitetos: Firma Arquitetura
- Área: 100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Brastemp, Gilvan Aniceto, Ketesi, Onofre, Roberto Hikary, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo de uma planta simples, a proposta de reforma para este apartamento localizado em um edifício dos anos 50’ em São Paulo buscou reduzir ao máximo o número de divisões internas para se obter o máximo de flexibilidade de uso e iluminação natural para os ambientes internos.
Os materiais empregados seguem o mesmo princípio que norteou a planta baixa: madeira ebanizada e caixilharia preta, vidro aramado, concreto e piso de granilite branco. A concessão a este rigor e simplicidade se faz na escolha do mobiliário, colorido e carregado de histórias, nas plantas e nos objetos que compõem a decoração – um misto de trabalho, lazer, natureza e artifício.
Do ponto de vista programático este apartamento possui 4 ambientes: a sala-multiuso que é amparada pelo grande armário em toda sua extensão; a sala-de-serviços que reúne lavanderia e cozinha e pode ser fechada por quatro portas de vidro aramado; o dormitório que é resguardado pelo armário; e por fim o banheiro, que assim como a sala-de-serviços é delimitado por portas de vidro aramado.
O objetivo de criar estas divisões com armários e paredes de vidro ao invés de paredes convencionais foi tornar os limites entre os diferentes ambientes menos precisos, mais fluídos e incertos – cada ambiente se expande para seu vizinho. Exemplos disso são a bancada da cozinha executada a partir de uma única peça cerâmica de grande dimensão com tomadas e escorredores de pratos embutidos e calhas úmidas para a disposição utensílios de cozinha, possibilitando que a cozinha totalmente aberta esteja sempre organizada.